Home / Dor de barriga / Refluxo gastroesofágico: sintomas, causas e remédios.
Um dos problemas de estômago mais comuns é o refluxo gastroesofágico. O refluxo ocorre quando os sucos gástricos sobem para o esófago, causando sintomas como ardor de estômago, regurgitação ácida e irritação. Normalmente, o refluxo ocorre após as refeições ou ao se deitar. Para este tipo de problema, de fato, a alimentação desempenha um papel decisivo. Muitas vezes, ao melhorar os seus hábitos alimentares, também se consegue resolver os problemas de refluxo gastroesofágico. Porém, vamos tentar compreender melhor o que se entende por refluxo, como lidar com ele e quais os alimentos a evitar.
Refluxo gastroesofágico significa a subida do conteúdo gástrico do estômago para o esófago. Além dos alimentos, sobem também os sucos gástricos, que são particularmente ácidos. Estes podem entrar em contacto com a mucosa do esófago, irritando-a e provocando vários sintomas.
A subida do conteúdo gástrico ocorre através de uma espécie de anel elástico localizado entre o estômago e o esófago, o esfíncter esofágico inferior. Em condições normais, o esfíncter permite a passagem dos alimentos do esófago para o estômago e depois fecha-se, exercendo uma pressão que impede a subida do conteúdo do estômago. Quando a pressão do estômago aumenta e a do esófago diminui, o mecanismo de proteção deixa de funcionar. É nestes casos que ocorre o refluxo.
A transferência do conteúdo do estômago para o esófago ocorre fisiologicamente durante o dia, sobretudo após as refeições. No entanto, se estes eventos excederem um determinado limiar, esta condição pode evoluir para “doença do refluxo gastroesofágico”, por isso pode ser muito importante avaliar a presença de quaisquer sinais para intervir prontamente. Por exemplo, podem estar relacionados com um problema de refluxo: ardor no estômago, regurgitação ácida, dor torácica, dificuldade em engolir.
Além disso, também podem surgir sintomas “atípicos” como, por exemplo, a tosse crónica ou a rouquidão. Quando estes sintomas se manifestam sem uma causa aparente, é útil prestar atenção, porque podem estar relacionados com o refluxo gastroesofágico.
Em geral, se sofrer deste tipo de problema, é sempre conveniente consultar um médico para uma avaliação precisa e um diagnóstico definitivo.
Ardor de estômago: uma sensação de ardor ou dor que se estende da parte superior do abdómen até ao peito.
Sensação de acidez: o conteúdo ácido do estômago e os alimentos não digeridos podem subir para o esófago e chegar até à garganta e à boca.
Dor torácica: uma dor ou sensação de aperto no peito, que pode muitas vezes ser confundida com um ataque cardíaco.
Dificuldade em engolir: sensação de um nó na garganta ou dificuldade em engolir alimentos sólidos ou líquidos.
Tosse crónica ou rouquidão: o refluxo ácido ao subir, passando pelo esófago, pode chegar à garganta, irritando as mucosas e as cordas vocais e causar tosse ou rouquidão persistente.
Se enfrentar muitas vezes sintomas relacionados com o refluxo gastroesofágico, pode ser muito importante prestar atenção ao que come. Por exemplo, na dieta nunca devem faltar:
Pelo contrário, quem sofre de refluxo deve tentar reduzir e, em alguns casos, evitar na sua dieta: